- R. Gomes de Carvalho, 1510
- Vila Olímpia, São Paulo
- SP, 04547-000
- +55 (11) 5171-6610
Projeto de Densificação de Rede Móvel
A Região dos Lagos, localizada no estado do Rio de Janeiro, é uma das áreas mais emblemáticas do turismo nacional. Composta por cidades como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, a região se destaca por suas praias de águas cristalinas, paisagens exuberantes, clima agradável e excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica. É um destino tradicional para turistas brasileiros e estrangeiros, com fluxo intenso durante todo o ano, especialmente em feriados prolongados e na alta temporada de verão.
Uma joia dentro da Região dos Lagos, Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, é uma antiga vila de pescadores e ganhou notoriedade internacional após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot na década de 1960, e desde então se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A cidade combina charme rústico com sofisticação, reunindo mais de 20 praias distintas, lojas, galerias de arte, vida noturna ativa e eventos culturais. Com uma população fixa de aproximadamente 40 mil habitantes, Búzios recebe mais de 1 milhão de visitantes anualmente, o que impõe grandes desafios em termos de conectividade. Esta tornou-se essencial não apenas para os turistas, mas também para os moradores, trabalhadores e empreendedores locais, que dependem de cobertura móvel de qualidade para suas atividades diárias.
A crescente demanda por conectividade de alta performance é uma tendência irreversível, impulsionada pela massificação de smartphones, o avanço das redes 5G e o crescimento exponencial do volume de dados trafegados. Em locais turísticos como Búzios, essa necessidade é ainda mais crítica:
– Altos picos sazonais de tráfego pressionam as redes existentes.
– A conectividade é essencial para o funcionamento de serviços turísticos, comércio e segurança pública.
– A cobertura de alta qualidade influencia diretamente a experiência do visitante e a competitividade do destino turístico.
A QMC Telecom realizou em Búzios o maior projeto de cobertura e densificação de rede móvel da América Latina, que consistiu em um modelo multilayer de rede atendendo às características turísticas e de adensamento urbano de Búzios e combinou:
– 76 Soluções SLS (Street Level Solutions ou soluções a nível de rua): antenas de baixa altura que garantem cobertura e capacidade próxima ao usuário.
– 6 Macros camufladas: torres disfarçadas que preservam a paisagem natural.
Um projeto desse porte só pôde ser executado, tanto em termos de qualidade quanto de velocidade, por uma empresa especialista em aquisição e gestão de espaços, como a QMC Telecom.
A experiência testada e comprovada em cidades com restrições regulatórias e/ou estéticas, como Trancoso, Balneário Camboriú e Guarapari, evidencia não apenas o know-how técnico e jurídico da empresa, mas também o seu excelente relacionamento com prefeituras, condomínios, associações e demais proprietários de terrenos.
O projeto em Búzios representa uma oportunidade estratégica para as operadoras:
– Melhorias na cobertura e capacidade em uma cidade com alta exigência de conectividade.
– Redução de custos e tempo para expansão da rede, com a infraestrutura neutra da QMC.
– Integração ao ambiente urbano e natural, um importante diferencial para cidades turísticas.
– Flexibilidade comercial sem necessidade de CAPEX para implantação da infraestrutura
– Soluções técnicas adaptáveis à demanda e ao perfil de tráfego e cada operadora
O projeto em Búzios reforça a posição da QMC Telecom como líder regional em soluções SLS e indoor, reafirmando seu compromisso em ser a parceira indispensável das operadoras para a densificação de redes móveis.
Com cinco anos de desenvolvimento dos projetos macro junto à prefeitura e menos de seis meses de obras para os projetos de SLS, as infraestruturas foram entregues entre os meses de agosto e dezembro. Isso significa que moradores, turistas e empreendedores locais desfrutaram de uma experiência de conectividade antes do período de pico anual de público.
As infraestruturas foram implantadas em cinco grandes polígonos ou 17 regiões, cobrindo pontos de grande movimentação da cidade, com as localidades de Vila Luiza e Baía Formosa abarcando a maior parte dos ativos.
O resultado da implantação foi excepcional: o conjunto das soluções melhorou os níveis de cobertura e capacidade, com incremento de até 44% no nível de qualidade do sinal RSRQ (Reference Signal Received Quality, em inglês ou Qualidade de Sinal de Referência Recebido) comparando pré e pós-implantação.
Planejamos, desenhamos e implementamos soluções específicas para cada cliente. Queremos entender o seu negócio e ver de que maneira podemos ajudar.
Respiramos infraestrutura de telecom 24 horas por dia, todos os dias. Conhecemos o nosso mercado, e conseguimos negociar com os players envolvidos.
Nossas soluções estão sempre se preparando para o amanhã
Por isso, somos muito exigentes com relação à nossa velocidade de resposta e resolução de problemas.